Nunca gostei muito das fotos das minhas peças, salvo algumas excepções (como esta)! A verdade é que não fiquei satisfeita com 99% das fotos que tirei. Não sei se era da máquina, do fundo, das peças ou da fotógrafa! Mas algo se passava.

A fotografia é o primeiro contacto que o (possível) cliente tem com a peça. Deve então ter qualidade, reproduzir com exactidão o objecto, torna-lo atractivo, ter um ar profissional, etc...

Penso que uma boa fotografia é meio caminho andado para o sucesso nas vendas on-line.

Com tudo isto resolvi ir investigar o assunto, vi muitos sites, li um livro de "como fotografar joalharia, etc... A solução acabou por aparecer: um mini-estúdio de fotografia. No mercado existem alguns, mas o preço não é aliciante, principalmente quando se pode fazer em casa, por menos de 2€ e alguma diversão!!!
Sim, foi apenas isso que gastei (1,20€ em 4 folhas de papel vegetal)! Claro que ainda faltam as luzes e por enquanto estou limitada às fotografias de dia ou aos candeeiros cá de casa.
Nem me vou aventurar em fazer um tutorial, até porque já existem boas explicações pela web. Eu guiei-me pelas explicações do blog kanten (em Português) e do blog strobist (em Inglês).











Volto em breve com peças novas e melhores fotografias ;)

p.s.: não fui eu que bebi o vinho!!!

4 Comments:

  1. Anônimo said...
    Ficou mto bacana o mini-estudio!!..Vai ser bem útil!!..As fotos ficam com uma iluminição mais uniforme!!..Obrigada pelo link!
    Bjs
    Dri
    Anônimo said...
    pois... nunca pensei nisso a sério. no meu blogue ponho fotos "rústicas", com sombras e lixo à volta :) (acontece). não sei porquê tenho a ideia de que devia mostrar as minhas peças num ambiente autêntico, fora da casa, ao sol, com fundo normal (as coisas à minha volta). talvez esteja errado. alguém me sugeriu colocar as minhas coisinhas em cima de veludo preto para tirar fotos, mas achei que este tipo de "encenação" não tem nada a ver com o espírito dos meus trabalhos e não consigo explicar porquê :) claro que o veludo preto dá um ar de finesse que não é apropriado para as minhas peças. o que é que achas, vânia?
    PS: eu gosto muito da foto dos brincos scroll pendurados na orelha (deve ser a tua)
    Vânia said...
    Clarissa,
    Sim, a orelha é minha, lol. Eu sou a criadora, modelo e fotógrafa!
    Quanto à questão das fotos, vou responder no teu blog, ok?
    Obrigada e beijinhos ;)
    Cris said...
    Olá Vânia,
    realmente é muito difícil tirar fotos a bijutaria, de forma a que estas fiquem bem nítidas!Vou ver se faço um estúdio destes tb para mim, porque assim vai poupar-me muito tempo a tirar fotos;)
    Nem sabia da existência deste tipo de técnicas!Obrigada pela dica;)
    BOM FIM DE SEMANA

    Bjinhs

Post a Comment






Copyright 2017| Vânia Barradas
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.